Primeiro filme de animação português passa em Cannes15 de Maio de 2008, 11:51Para além do filme «Aquele Querido Mês de Agosto», de Miguel Gomes e da versão cinematográfica, embora norte-americana, do livro «Ensaio sobre a Cegueira» de José Saramago, há mais uma presença portuguesa no Festival de Cinema de Cannes. O filme de animação «Até ao Tecto do Mundo» passa hoje num dos maiores festivais de cinema do mundo.Este é a primeira longa metragem de animação de com origem integralmente portuguesa, realizada por Carlos Silva, António Costa Valente e Vítor Lopes e com música do Maestro Vitorino dAlmeida. Muitos profissionais da animação do Norte de Portugal estiveram envolvidos na produção e realização desta película.
Neste filme, que chegou a ser apresentado com outra versão no Cinanima 2006, tudo se passa num reino em que tudo é proibido. O herói da história tenta salvar a floresta da aldeia, que está a ser destruída para que o Rei tenha recursos para construir a sua imensa torre. No entanto, ao longo da história, o protagonista acaba por se apaixonar.
Este filme para crianças foi realizado recorrendo a uma tecnologia inédita em todo o mundo. A tecnologia de animação vectorial 2D que utiliza estruturas de animação, resultou de um projecto de investigação da Universidade de Aveiro. Contou ainda com o apoio do ICA e do Ministério da Cultura mas também da RTP e da Instituto da Juventude, entre outras instituições.
A projecção internacional deste filme promete ser abrangente, já que foi seleccionado para vários festivais internacionais de cinema e de cinema para a infância. Depois de Cannes, onde vai passar no dia 15 de Maio, passará por Canadá, Reino Unido, Nova Zêlandia e África do Sul, República Checa, Estados Unidos da América e Irão, entre outros.
in Sapo noticiasmais aqui no Site Produção Profissional
Sem comentários:
Enviar um comentário