21 novembro 2008

quem sai aos seus

No meio de um cenário de um possível ataque e invasão de Jerusalém...
É estranho...
...Deus diz ao Rei Acaz através de Isaías que este lhe pode pedir um sinal e que este poderia ser " vindo do fundo do abismo ou do alto do céu", na versão Inglesa diz : " Ask me for a sign, Ahaz, to prove that I'll crush your enemies as I've promised. Ask me for anything you like, and make it as difficult as you want." e o rei simplesmente recusa, diz que não quer provocar Deus. [ " But the king refused. No he said, I'd not test the Lord like that" ]. Não quer provocar Deus dessa forma? Mas que estranho!?
Estaria Deus a testar o rei Acaz, a ver como ele iria reagir?
Afinal de contas, Deus dá-lhe liberdade de lhe perguntar tudo o que ele quisesse na forma de um sinal...e ele recusa??... Não admira que nos versículos seguintes Deus "fale" de novo pela boca de Isaías a dizer que a Sua paciência já esgotou...lol...assim como estava a acontecer com a paciência humana. [ a de Isaías e não só...]
Deus dá-nos tudo... e nós ainda pensamos duas vezes?
E ainda é mais estranho é pensarmos como é que um Deus tão longânimo pode ficar saturado ou cansado das nossas "resmunguices"...mas ao mesmo tempo se pensarmos bem, nós fomos feitos à sua imagem e semelhança, afinal "quem sai aos seus, não degenera", não é o que se costuma dizer?
Mas se prestarmos mais atenção também vemos que o próprio Isaías estava a dizer o que lhe ia lá dentro : " - Não basta cansarem a paciência dos homens, para cansarem também agora a paciência dos meu Deus?" [ " You are not satisfied to exhaust my patient. You exhaust the patient of God as well!"].
Pois ora toma se vocês não se mexem, então Deus vai fazê-lo [ " All right then the Lord himself will choose the sign..." ], porque lá está Ele é todo poderoso e longanimo...claro que também tem o direito de de ficar chateado, pois claro pois nós somos sempre os mesmos..lol.." - Falamos, falamos, mas não fazemos nada, claro que que Ele fica chateado, não havia de ficar chateado e triste connosco?!?"
Assim Deus definiu que iria restaurar o seu povo e que isso iria acontecer com um sinal muito especial, em que uma jovem ficaria grávida e daria à luz um filho, a quem daria o nome de Emanuel - Deus connosco. [ " Look! The virgin will conceive a child! Se will give birth to a son and will call him Immanuel - God is with us"].
Ai temos, por mais "resingões e ariscos" que possamos ser, Deus sempre traz vida e solução para todas as situações. E muitas vezes o faz com sinais, coisas muito simples que no meio da confusão do nosso dia-a-dia não damos por isso, perguntando-nos algo ou fazendo chegar até nós um amigo que nos traz algo de novo... Outras vezes Ele traz coisas grandiosas e espetaculares [ e ao mesmo tempo tão naturais ] como o nascimento de um bébé, para trazer salvação ao mundo inteiro!

Sem comentários: