10 julho 2008

Abreviatura de Designer

Já em tempos tinha lido isto.
Mas aqui fica para esclarecimentos e dúvidas :D.
Assim já posso ir ao Montepio pedir ao sr. que tratou da papelada para a minha conta bancária por lá...para retirar o "Dra." de Doutoura e colocar o D.er ;).
Ora vejam:

«Por questões de ordem prática é corrente o uso de abreviaturas designar termos, conceitos ou mais exclusivamente profissionais, como são exemplo o Eng. dos Engenheiros e o Arq. do Arquitecto.

Com o objectivo de definir a melhor abreviatura para Designer, a AND – Associação Nacional de Designers solicitou um parecer a um linguista, cujo parecer pode ser consultado em anexo.

Partindo do entendimento do perito David Antunes, a AND – Associação Nacional de Designers propõe que se passe a usar a abreviatura D.er seguida do nome do profissional (Ex.: D.er João Antunes). »

in AND - Associação Nacional de Designers

[E aqui também podem fazer o download do documento PDF que explica melhor ]

3 comentários:

Unknown disse...

Pois é, até que era uma boa ideia não fosse a palavra designer aplicar-se a todos os profissionais que recorrem ao desenho (á mão levantada ou rigoroso manual ou digital) como ferramenta essencial e predominante de trabalho.
Ou seja, todos os profissionais que venham de Universidades de Belas Artes (pintores, artes gráficas, escultura, etc.), de Arquitectura (arquitectos) e de alguns Institutos Politécnicos (comunicação, interiores, ambientes, equipamento, etc.) são designers, (em português, desenhadores, mas parece que está na moda não gostar da nossa língua e andarmo-nos a armar em “camones”).
Por isso arranjar uma abreviatura para “Designer” (ainda por cima em inglês, mas pronto!) ou para “Artista” não resolve nada, porque Desenhadores há muitos e Artistas também.
Mas já que pelos vistos há quem se preocupe tanto com estas tretas de perder tempo, então ao memos que se dê ao trabalho de arranjar uma abreviatura para todos os diferentes cursos de desenhadores (Designers, ok! :) ) artísticos.
Eu sou do curso de pintura da U. Porto, quando acabar abrevio como, “Pit.º”, ou no caso das senhoras ”Pit.ª”. :)
Se calhar o melhor é fazer como os brasileiros, são todos doutores e assim ninguém se chateia!
:))))

rfranco\\ disse...

sr. tó:
design, ao contrário do que afirma, não vem de da palavra "desenho" em inglês, tanto que esta se escreve "draw". vem sim da palavra latina "designare", em português "designar", que foi apropriada pela língua inglesa como o nome profissional da área.
só para deixar claro...

Fernanda Manso de Oliveira disse...

e no brasil não são todos doutores, como diz, aff, querer reclamar e citar ignorâncias.