12 junho 2008

animação PT

Enquanto pesquisava sobre filmes de animação [uma grande paixão minha] em Portugal, descobri isto e é claro fiquei muito satisfeita[viva! ViVA!!], ora vejam:
Primeiro filme de animação português passa em Cannes
15 de Maio de 2008, 11:51

Para além do filme «Aquele Querido Mês de Agosto», de Miguel Gomes e da versão cinematográfica, embora norte-americana, do livro «Ensaio sobre a Cegueira» de José Saramago, há mais uma presença portuguesa no Festival de Cinema de Cannes. O filme de animação «Até ao Tecto do Mundo» passa hoje num dos maiores festivais de cinema do mundo.
Até ao Tecto do mundo

Este é a primeira longa metragem de animação de com origem integralmente portuguesa, realizada por Carlos Silva, António Costa Valente e Vítor Lopes e com música do Maestro Vitorino d’Almeida. Muitos profissionais da animação do Norte de Portugal estiveram envolvidos na produção e realização desta película.

Neste filme, que chegou a ser apresentado com outra versão no Cinanima 2006, tudo se passa num reino em que tudo é proibido. O herói da história tenta salvar a floresta da aldeia, que está a ser destruída para que o Rei tenha recursos para construir a sua imensa torre. No entanto, ao longo da história, o protagonista acaba por se apaixonar.Até ao topo do mundo

Este filme para crianças foi realizado recorrendo a uma tecnologia inédita em todo o mundo. A tecnologia de animação vectorial 2D que utiliza estruturas de animação, resultou de um projecto de investigação da Universidade de Aveiro. Contou ainda com o apoio do ICA e do Ministério da Cultura mas também da RTP e da Instituto da Juventude, entre outras instituições.

A projecção internacional deste filme promete ser abrangente, já que foi seleccionado para vários festivais internacionais de cinema e de cinema para a infância. Depois de Cannes, onde vai passar no dia 15 de Maio, passará por Canadá, Reino Unido, Nova Zêlandia e África do Sul, República Checa, Estados Unidos da América e Irão, entre outros.

in Sapo noticias
mais aqui no Site Produção Profissional


Sem comentários: