13 fevereiro 2008

Boas Notícias

Yabadabaduuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!!!!!!YUpiiiii!!!! ENA!!!! :]

001 - Classe específica para as actividades de Design no CAE

"Retomando o envio da Newsletter Online da APD, e desejando Bom Ano a todos, a APD informa que desde o dia 01 de Janeiro de 2008 passou a existir uma classe específica para as actividades de Design na Classificação Portuguesa das Actividades Económicas - CAE. Por ocasião da entrada da revisão 3 da referida classificação, passa a existir, na Divisão "M - Actividades de Consultoria, Científicas, Técnicas e Similares", a "74100 - Actividades de design". Passa assim a haver uma visibilidade institucional efectiva para as já numerosas empresas, ateliers e gabinetes de design já existentes, o que, para além de se tratar do reconhecimento nesta esfera há muito almejado pelos designers, tem efeitos práticos muito importantes já que, pela existência desta actividade nas estatísticas do país, passa a ser possível sabermos o que é, concretamente, a actividade do design em Portugal, quantas são as empresas, quantos trabalham nas mesmas, qual o valor do seu mercado, etc.

A Associação Portuguesa de Designers orgulha-se de ter dado o seu contributo para esta tarefa, coordenada pelo Instituto Nacional de Estatística, nomeadamente para a definição desta actividade, sua inserção e convivência com as demais actividades presentes nesta classificação.

Depois da criação da designação específica no código do IRS para os trabalhadores independentes, existente já desde Janeiro de 2007 e resultado de um conjunto de acções e iniciativas da APD, este é mais um passo na institucionalização do design e dos designers em Portugal. Ainda no sentido desta evolução, já em 2009, será feita a criação de um código específico para a Classificação Nacional de Profissões - CNP, por ocasião da sua revisão CNP/2008, para a qual a APD também está a colaborar."

in APD

Sem comentários: